4ª Sessão Grupo dos 4 anos - 19/11/2012

18-12-2012 11:02

 

Tema: A rima

 

Objectivos Específicos

Descritores de desempenho

Descrição da actividade

Tempo

Anexos

 

Explorar os segmentos sonoros das palavras;

 

Fomentar a produção de rimas e aliterações;

 

 Desenvolver a discriminação e identificação de rimas terminadas em -ão.

A criança distingue os sons (-ão);

 

 A criança distingue e produz rimas e aliterações com o som

(-ão);

 

 A criança associa palavras com a mesma terminação.

 

 

▪ Exploração da canção “Joanita” com as crianças;

 

Complemento da Exploração:

▪ Com recurso a vários materiais: carvão, algodão, papelão, olhos (limões), boca (coração) e nariz (feijão) – as crianças decoram uma boneca feita em papel de cenário, a partir das rimas da canção, previamente identificadas.

 

Actividade de Grupo:

▪ Na manta, a educadora espalha os cartões:

Depois, as crianças terão de colocar os cartões que rimam em -ão nos cestos, com o objetivo de distinguir as palavras que rimam dos intrusos.

Rimas: Manjericão, camarão, requeijão, grão, pinhão, melão, salmão, limão, chourição, pão, feijão.

Intrusos: Cenoura, carne, ervilhas, bolo, manteiga, batatas e banana, laranja, maçã,

 

Actividade Individual:

▪ Nas mesas, cada criança terá de desenhar uma prenda que rime em -ão, para oferecer à Joanita.

Exploração da Canção:

10 Minutos

 

Complemento da Exploração:

15 Minutos

 

Actividade de Grupo:

15 Minutos

 

Actividade Individual:

10 Minutos

 

( Consultar galeria de fotos)