4ª Sessão Grupo dos 4 anos - 19/11/2012
Tema: A rima
Objectivos Específicos |
Descritores de desempenho |
Descrição da actividade |
Tempo |
Anexos |
Explorar os segmentos sonoros das palavras;
Fomentar a produção de rimas e aliterações;
Desenvolver a discriminação e identificação de rimas terminadas em -ão. |
A criança distingue os sons (-ão);
A criança distingue e produz rimas e aliterações com o som (-ão);
A criança associa palavras com a mesma terminação.
|
▪ Exploração da canção “Joanita” com as crianças;
Complemento da Exploração: ▪ Com recurso a vários materiais: carvão, algodão, papelão, olhos (limões), boca (coração) e nariz (feijão) – as crianças decoram uma boneca feita em papel de cenário, a partir das rimas da canção, previamente identificadas.
Actividade de Grupo: ▪ Na manta, a educadora espalha os cartões: Depois, as crianças terão de colocar os cartões que rimam em -ão nos cestos, com o objetivo de distinguir as palavras que rimam dos intrusos. Rimas: Manjericão, camarão, requeijão, grão, pinhão, melão, salmão, limão, chourição, pão, feijão. Intrusos: Cenoura, carne, ervilhas, bolo, manteiga, batatas e banana, laranja, maçã,
Actividade Individual: ▪ Nas mesas, cada criança terá de desenhar uma prenda que rime em -ão, para oferecer à Joanita. |
Exploração da Canção: ▪ 10 Minutos
Complemento da Exploração: ▪ 15 Minutos
Actividade de Grupo: ▪ 15 Minutos
Actividade Individual: ▪ 10 Minutos |
( Consultar galeria de fotos)
|