6ª Sessão- Grupo dos 4 anos (17/01/2013)

22-01-2013 22:34
Objetivos Específicos Descritores de Desempenho Descrição da Atividade Tempo
  •  Explorar os segmentos sonoros das palavras;
  • Fomentar a produção de rimas e aliterações;
  • Desenvolver a discriminação e identificação de rimas

 

  • A criança distingue os sons (-ão; -ato; -inha;);
  • A criança distingue e produz rimas e aliterações com o som (-ão –to –eia -anha);
  • A criança associa palavras com a mesma terminação
  • Leitura e exploração da história “O Vicente”

 

Atividade de Grupo:

  •  A atividade de grupo está dividida em 5 momentos.

1 Momento: exploração dos sons e falas dos animais presentes na história e outros que as crianças conhecem.

Ex: Pavão- pupila; o cão ladra; o gato mia; a galinha cacareja.

2 Momento: as crianças terão de adivinhar os animais presentes da história, em sequência. Procedimento: as folhas são viradas para baixo, escondendo assim as imagens presentes. A professora mostrará as imagens (cartões com os animais) e as crianças têm de fazer corresponder colocando assim em cima da folha a que pertence.

3 Momento: retiram-se as folhas da história. E apenas com os cartões dos animais, as crianças têm de adivinhar os sons dos animais que rimam.

4 Momento: é facultado as crianças A4 com 4 imagens em cada folha. Procede-se à exploração das imagens dos diferentes animais. De seguida as crianças têm descobrir/adivinhar o som dos animais que rimam. A criança que adivinha colocará uma tampa em cima dos animais que rimam.

Momento: jogo de roda. Uma criança diz o nome de um animal, a criança sentada ao lado tem de dizer uma palavra que rime com animal dito e assim sucessivamente até todas as crianças terem participado. O objetivo deste jogo é não repetir nem os animais, nem as palavras que rimam.

 

Exploração da História do Vicente:

  •  10 Minutos

 

Atividade de Grupo:

  • 15 Minutos