Projecto Berço das Letras 2012/2013

11-12-2012 10:48

 

O BERÇO DAS LETRAS – projeto de desenvolvimento da consciência fonológica em educação pré-escolar

 

 

 

Para o ano letivo 2012-2013, e no seguimento do Projeto desenvolvido no ano letivo anterior, a ESETN estabeleceu com o Centro Social e Paroquial do Entroncamento, instituição parceira, um projeto para a Educação Pré-Escolar centrado na área do Desenvolvimento da Linguagem.

 

I.        Enquadramento

A prática educacional, terapêutica e científica, tem chegado recentemente a uma mesma conclusão: dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita estão intimamente relacionadas com um fraco desempenho em tarefas que envolvem a consciência fonológica por parte das crianças (Freitas, Alves & Costa, 2007:29).

Assim sendo, o trabalho centrado em tarefas relacionadas com a consciência fonológica, na escola, realizado desde cedo, de forma contínua e continuada, generalizado a toda a população infantil, ajudará na promoção do sucesso escolar, funcionando ainda como medida de prevenção do insucesso na leitura e na escrita.

 

II.      Objetivos

Pretende-se, com o presente projeto, levar a cabo um conjunto de práticas promotoras do desenvolvimento da Consciência Fonológica, no sentido de preparar as crianças para uma futura aprendizagem da leitura e escrita, realizadas com sucesso.

 

III.    Coordenação

A Coordenação do presente projeto encontra-se a cargo da Professora Doutora Sandrina Esteves.

 

IV.   Destinatários

O presente projeto tem como destinatários crianças de 4 e 5 anos.

 

V.     Calendarização do Projeto

 

O Projeto decorre entre a última semana do mês de Outubro de 2012 e a primeira semana do mês de Março de 2013.

As sessões práticas terão lugar quinzenalmente, intervalando entre os grupos de 4 anos e os grupos de 5 anos, e terão a duração de 45’.

 

 

VI.   Profissionais abrangidos

São diretamente abrangidos pelo presente projeto os profissionais que diariamente trabalham com as crianças a quem que se destina o presente projeto (se assim o entender a instituição).

Tais profissionais terão acesso, gratuitamente, a 25h de formação creditada (1 crédito) (formação a decorrer entre Novembro e Fevereiro).